Coordenador : Jéssica do Nascimento Rodrigues
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389335.2199.269825.11022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Será ofertado um número razoável de vagas para estudantes de cursos de licenciatura e para professores das escolas públicas da região (das esferas federal, estadual e municipal) a cada ação extensionista. Também serão ofertadas vagas para outros interessados.
Local de atuação: Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE) Rua Professor Marcos Waldemar Freitas, Campus do Gragoatá, bloco D, sala 405. São Domingos, Niterói, RJ, CEP 24.210-201 Telefone: (21)2629-2644 As atividades ocorrem em salas de aula da Faculdade de Educação e do Instituto de Letras, no Campus Gragoatá, as quais são reservadas semestralmente. Algumas atividades ocorrem em modelo remoto no espaço do Google Meet para atender a professores e professoras de outros municípios.
Objetivo
- Viabilizar um trabalho regular e sistemático de leitura e escrita de gêneros acadêmicos típicos dos cursos de formação de professores no ambiente universitário (de fichamentos a teses), por meio de oficinas, rodas de conversa, cursos, palestras e atendimento individualizado aos alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras, aos alunos de outros cursos de licenciatura que venham a se interessar pela proposta e aos professores das escolas públicas da região de Niterói e entorno, além de outros estudantes e profissionais interessados na proposta; - Criar e multiplicar ações extensionistas mediante articulação dos cursos de formação de professores com as escolas públicas da região, podendo dialogar com outros projetos já existentes na universidade, como os Programas de Tutoria 2023, e com outras instituições de ensino superior, como UFRN e UNIRIO; - Promover um debate problematizador dos letramentos acadêmicos na formação inicial e continuada de professores como uma forma de aproximação dessas duas esferas, a acadêmica e a escolar; - Construir coletivamente expedientes pedagógicos para o trabalho com os gêneros resenha, resumo, fichamento, ensaio, artigo científico, projeto de pesquisa e relato de experiência, de modo que licenciandos e professores vivenciem eventos de letramento, a exemplo da criação do Ciclo de Oficinas de Escrita Acadêmica e do Ciclo de Rodas de Conversa sobre Letramentos Acadêmicos; - Fortalecer o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF), realizando reuniões periódicas de estudos e estimulando/ realizando pesquisas sobre o tema dos letramentos acadêmicos e sobre as experiências vivenciadas nas ações extensionistas; - Dialogar com outros grupos e projetos, como o grupo de pesquisa Metacognição & Práticas Discursivas (UFF) e os projetos de extensão Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE) e Práticas Inventivas de Educação Linguística (UNIRIO); - Divulgar os resultados das ações extensionistas em eventos acadêmicos, em periódicos científicos e no site do GEPLEA: www.geplea.uff.br, espaço em que também serão publicados textos escritos pelos professores e pelos estudantes; - Viabilizar a participação de discentes colaboradores e voluntários em todas as etapas do projeto como parte fundamental de sua formação.
Resumo
Já que aos professores universitários se apresenta o desafio da criação de expedientes pedagógicos para a promoção de experiências de leitura e escrita de textos acadêmicos nos cursos de graduação e pós-graduação, desafio necessário para que licenciandos e professores atuantes na educação básica se engajem nas escolas como trabalhadores que veem na universidade uma das fontes e parceiras de produção e compartilhamento do conhecimento, o programa Laboratório de Letramentos Acadêmicos se torna uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão articulada ao propósito de colaborar com a formação inicial e continuada de professores, considerando que as práticas escriturais são necessárias para esse diálogo. Ancorado nos Estudos do Letramento e no Dialogismo Bakhtiniano, o programa objetiva viabilizar um trabalho regular e sistemático de leitura e escrita de gêneros acadêmicos típicos dos cursos de formação inicial e continuada de professores por meio de ciclos de oficinas e de rodas de conversa, cursos e atendimento individualizado e em grupos a alunos de Pedagogia, Letras e outros cursos de licenciatura e a professores das escolas públicas da região de Niterói e entorno. Além disso, intenciona promover um debate problematizador dos letramentos acadêmicos na formação docente como forma de aproximação dessas duas esferas, a acadêmica e a escolar. Como principais resultados, esperam-se a promoção e a multiplicação de ações extensionistas que visem à inclusão de estudantes das licenciaturas e de professores da educação básica nas práticas sociais letradas da esfera acadêmica, assim como o reconhecimento dessa necessidade por parte da comunidade acadêmica.